Traxx: Uma gigante mundial com fábrica no Brasil

A Moto Traxx da Amazônia é uma estatal chinesa e faz parte do China South Industries Group (CSIG), um dos maiores fabricantes mundiais de motocicletas. 

A Traxx está no Brasil há 17 anos, com revendas distribuídas em vários estados e cidades, recebendo inclusive, vários prêmios nacionais e internacionais em qualidade e revenda de suas motos. 

No segmento de motocicletas, o CSIG funciona como uma “holding” que controla as seguintes fabricantes: Jianshe (Chongqing Jianshe Motorcycle Co. Ltd), Dayang (Luoyang Northern Enterprises Group Co. Ltd), Qingqi (Jinan Qingqi Motorcycle Co. Ltd) e a Jialing, da qual a Traxx é subsidiária (China Jialing Industrial Co. Ltd). Juntas, essas quatro empresas de motos representam 40% da capacidade de produção total no mercado chinês, fabricando mais de oito milhões de unidades por ano, nos modelos de 50 a 950 cilindradas. São esses números que fazem do CSIG um dos maiores grupos de motocicletas do mundo. 

Hoje, a Traxx trabalha com 10 modelos disponíveis do mercado duas e quatro rodas, incluindo os quadrículos. 

Uma das revendas que mais se destacou na história da Traxx foi a de Guarabira (PB). O negócio criado pelo empresário e empreendedor Johan Gonçalves, Loja de Motos Líder, foi uma das primeiras revendas da Traxx no país. 

A loja e a revenda deram tão certo, segundo Johan, que ele abriu mais duas revendas, uma em Santa Cruz do Capibaribe e outra em Caruaru, ambas no estado de Pernambuco, ganhando dois prêmios seguidos como melhor revenda Traxx. 

Com sede em Pequim, o grupo China South Industries Group (CSIG), reúne mais de 70 empresas que atuam em vários segmentos: fotoeletricidade, aço especial, medicina, nova energia, máquina de petróleo, aparelho de combate a incêndio, na produção e venda de miniveículos, de automóveis, de motocicletas (neste segmento é líder de mercado), além de ser atuante na área de pesquisa para o desenvolvimento industrial da China.