EUA: Como fazer uma licença para revender veículos

Marcos de Carvalho em uma de suas revendedoras de veículos em Minas Gerais

Se você deseja ter concessionária de carros nos Estados Unidos ou iniciar um negócio menor de revenda de veículos, precisará obter uma licença para cumprir com todas as regras e regulamentos estaduais.

As dicas de Marcos de Carvalho, administrador de empresas e expert em investimentos, orientará você nas etapas necessárias para administrar seus negócios com segurança e estar em paz com a lei.

No primeiro instante, você precisará especificar que tipo de licença você deseja e isso dependerá do tipo de concessionária de carros que você deseja operar. Por exemplo, existem diferentes tipos de licenças para quem deseja negociar apenas com outras empresas automotivas ou você pode vender carros novos ou mais antigos, que exigem licenças diferentes. Você pode operar como corretor de automóveis, onde ajuda a adquirir carros para clientes de diferentes atacadistas.

Depois de decidir em qual licença você deseja, o próximo passo é entrar em contato com a autoridade do estado. Dependendo do estado em que você deseja operar, você pode descobrir se eles têm seus próprios requisitos específicos. A melhor coisa a fazer é verificar o site da DMV em seu estado e eles poderão aconselhar sobre os requisitos para esse estado.

Faça o download dos formulários da DMV e leia o que você precisa fornecer para fazer a inscrição. A maioria dos formulários exigirá informações bastante detalhadas sobre os negócios, incluindo, entre outros, número de funcionários e horário comercial, entre outros dados. Você pode usar os formulários para orientá-lo com os requisitos estaduais necessários para negociar com segurança.

O empresário Marcos de Carvalho explica que o curso obrigatório tem custo de US$450 e pode ser feito online em cerca de uma semana, dedicando-se algumas horas por dia apenas ou pode ser feito de maneira presencial e, nesse caso, o curso dura um dia inteiro. “Para facilitar a vida dos estudantes, o curso tem versões em espanhol e em inglês”, conta.

Ao término do curso, há uma prova. “São 80 questões e o candidato só pode errar 22 e assim que passar, não é só a venda de carros; você tem credibilidade para aviar documentos e emplacar automóveis”, explica Marcos.

Como em qualquer novo negócio, você precisará passar por uma verificação de antecedentes mostrando que tem bom caráter e não tem registro criminal antes de poder fazer a prova.

Você precisará obter uma licença comercial e, dependendo do estado em que vive, os requisitos podem variar.

Em seguida, você precisará obter um título de garantia e poderá fazê-lo entrando em contato com fornecedores que o citarão, dependendo do tamanho e da localização da sua empresa.

Você precisará abrir uma empresa nos Estados Unidos e preencher uma declaração DBA (Doing Business As) antes de enviar sua inscrição. Por exemplo, se você não estiver usando seu nome, mas tiver uma marca, isso exigirá um certificado DBA. Isso normalmente leva uma semana ou mais para ser obtido e precisará ser incluído em seu formulário.

Depois que tudo estiver em ordem, você poderá enviar sua inscrição.

Infelizmente não há uma diretriz específica para quanto tempo a inscrição levará para ser processada, e isso pode depender da época do ano em que você fez a aplicação e da localização do escritório que atende ao seu pedido.