Mais mulheres, mais política

Agraciada com essa oportunidade, escrevo estas primeiras linhas de minha coluna no Na pauta online, honrada com o convite e muito feliz por ter mais um espaço de enriquecimento intelectual feminino.

Um projeto de reconhecimento e empoderamento da mulher, um espaço necessário que nos manterá unidas, atualizadas e engajadas, não só com o Direito Eleitoral, mas com as batalhas e as dificuldades que nós mulheres travamos diariamente. Convido a todas a participar de um debate riquíssimo, que tem por missão um meio de conscientização e conjunção das mulheres, que certamente terão a oportunidade de compreender um pouco mais sobre seus direitos e por quais motivos devem lutar para fazer valer esses direitos e alcançar níveis igualitários não só nas eleições como em posições de liderança de uma forma geral. Entre os assuntos abordados de grande relevância do nosso atual cenário político feminino que trataremos aqui, destacam-se:

  • Papel da mulher na Política;
  • Desafios de governança da mulher dirigente partidária
  • Engajamento da filiada a um partido político;
  • Candidaturas fictícias e subversão da democracia partidária;
  • Das Cotas de candidatura á efetiva paridade na representação feminina;

Temas estes que serão trabalhados nesta coluna a conforme, quinzenalmente, com o intuito de continuar disseminando informações que contribuirão muito nesse processo de formação e capacitação a serem alcançados por nós mulheres no decorrer dessa luta diária que é a consciencialização do lugar que também é nosso e ainda é tão pouco reconhecido.

Esta semana vou falar um pouquinho sobre FEMINISMO. Achei por bem falar sobre alguns conceitos que envolvem o universo feminino, uma vez que nos deparamos diariamente com eles e palavras como feminismo, empoderamento e sororidade têm feito parte do vocabulário da mídia, das redes sociais, do Direito eleitoral e político. Discutir questões de gênero e ler sobre o assunto são os primeiros passos na conquista da tão sonhada igualdade entre homens e mulheres e às vezes não sabemos o que é, ou não entendemos o significado da forma correta.

Feminismo é um movimento social e político que tem como objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres e que existe desde o século XIX. Um dos desafios do feminismo é defender o reconhecimento da mulher como ser humano capaz de atuar na sociedade, na política e em seu ambiente profissional com respeito e valorização. Infelizmente com o passar do tempo ganhou uma visibilidade negativa, pois os homens e até mesmo algumas mulheres passaram a entender no feminismo que as mulheres querem dominar os homens, ou estão em posição superior a eles, o que não é verdade, pois inclusive há muitos homens que defendem o feminismo por entenderem que o movimento luta apenas pela igualdade de direitos, luta que também passa a ser deles, quando reconhecem que esses direitos jamais deverão afastar-nos enquanto seres humanos.

É importante frisar que o feminismo foi inserido na literatura, ainda que sutilmente, ao longo do século 20, onde algumas escritoras trouxeram personagens femininas super inspiradoras para os seus romances e algumas foram ao longo dos anos, protagonistas da própria história com vitórias de muitos direitos hoje reconhecidos, dentre elas: Nísia Floresta, Lygia Fagundes Telles, Bertha Lutz, Mietta Santiago, Celina Guimarães Viana, Carlota Pereira de Queirós, Laura Esquivel, Isabel Allende, Teresa de la Parra, Simone de Beauvoir, dentre outras que marcaram nosso cenário literário e político. Atualmente gostaria de citar Luciana Punke, pós-doutora em comunicação política, mestre em letras, considerada umas das mulheres mais influentes da comunicação política, tendo recebido o Victory Awards pela WAPAS. Indico uma de suas obras, “Campanhas eleitorais para mulheres, desafios e tendências”, que reúne não só estes conceitos, mas suas implicações nas esferas eleitorais.

*Ana Paula Rodrigues, é Coach Eleitoral de mulheres, especialista em Direito Eleitoral, especialista em Direito do Trabalho, Palestrante em inclusão feminina na política e colaboradora do site Na Pauta Online – DF