UMA CAFETERIA EM LOCAIS QUE INSPIRAM MUITA CULTURA E ARTE

Inovação, preservação e educação pela arte. Pina é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade. E está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que depois passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990.

E após essa reforma conduzida por Paulo Mendes da Rocha na década de 1990, tornou-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do país, integrando-se ao circuito internacional de exposições, promovendo eventos culturais diversos e mantendo uma ativa produção bibliográfica.

A Pina abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais dez mil peças abrangendo a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Destacam-se também a Coleção Brasiliana, integrada por trabalhos de artistas estrangeiros atuantes no Brasil ou inspirados pela iconografia do país, a Coleção Nemirovsky, com um expressivo conjunto de obras-primas do modernismo brasileiro e, mais recentemente, a Coleção Roger Wright, recebida em comodato no mês de janeiro de 2015.
E o passeio na Pina abrange um lazer completo com muita arte e também gastronomia. 
Após aproveitar a exposição dá para conhecer o Flor Café.

Inaugurado em 2004, por Marisa Kanda, proprietária graduada em publicidade, propaganda, pós em hotelaria e chef em culinária. Levou toda sua experiência de mais de 20 anos, no setor da gastronomia em particular como cessionária de Cafés em museus, para unidades do Flor Café. Proporcionou a expertise administrativa necessária que combinada em ofertar de forma permanente, produtos de excelência, assim como identificar as necessidades dos clientes, resultou em cardápios acessíveis para os frequentadores de diferentes níveis econômicos assim como diversas preferências alimentares. 
E particularmente no Flor Cafe da Pina, Marisa soube aproveitar  sabiamente o espaço em meio a muita cultura e verde. Lá você pode se servir de um buffet permanente de salgados, sanduíches, doces e bebidas frias ou quentes. E o espaço proporciona um momento delicioso, relaxante mesmo. 

Parte Externa Flor Café

Foto Divulgação

Foto Divulgação
E especialmente no caso da Pina, além do museu, vale muito a pena andar pela Praça que é linda e tem circuito de esculturas. 

Pinacoteca Estação Em 2004 incorporou o edifício do Largo General Osório que, originalmente, abrigava armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. O edifício foi totalmente reformado pelo arquiteto Haron Cohen, passou a se chamar Estação Pinacoteca, hoje a Pina Estação, oferece ao público diversos espaços expositivos, além do Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, casal paulista que foi grande incentivador da gravura no Brasil. São mais de 2000 gravuras pertencentes ao museu. O local onde ficavam confinados os presos no antigo prédio do DOPS (Departamento Estadual de Ordem e Política Social) deu lugar ao Memorial da Resistência, que conta com quatro celas e um totem multimídia, onde o público tem acesso ao acervo de fichas e prontuários de pessoas que passaram por lá, como Monteiro Lobato e Mario Covas. 
Consolidando também o papel educativo desempenhado pelo Museu, são desenvolvidas na Estação Pinacoteca atividades de capacitação de professores. E na Pinacoteca Estação, também tem Flor Café. 

Flor Café Pina Estação
Foto Divulgação

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Foto DivulgaçãoMuseu do FutebolTem missão de investigar, preservar e comunicar o futebol como expressão cultural no Brasil. O espaço foi construído dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na Praça Charles Miller, no bairro de mesmo nome, na zona oeste da cidade. A obra foi realizada em um consórcio da Prefeitura de São Paulo com o governo estadual e lançado para o público no dia 29 de setembro de 2008.Iniciativa para a construção do Museu do Futebol também contou com a ajuda da Secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo – com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Desde sua inauguração, a gestão do museu é realizada pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, que também administra o Museu da Língua Portuguesa. No museu o público tem a oportunidade de entender como um esporte de origem inglesa, praticado por membros brancos da elite, tornou-se aos poucos, um esporte característico do Brasil.
E o museu conta a história do futebol desde seu início até os dias atuais. Durante o passeio, aspectos como a relação do esporte com a arte, a história das Copas do Mundo, o impacto do futebol na vida das pessoas em geral são explicados. Os visitantes têm acesso, a partir de experiências sonoras e visuais, a uma sequência de informações didáticas e ilustrativas que relacionam o esporte à vida dos brasileiros no século XX. E após conhecer um pouco do esporte predileto dos brasileiros, uma parada no Flor Café para um lanche ou até um almoço. Opções bem servidas e deliciosas.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Mobilidade para chegar até o Flor Café Pina, descer na estação Luz linha amarela, que te deixará praticamente dentro da Pinacoteca. E para chegar ao Flor Café Estação, descer na estação Luz, sair sentido Rua Mauá e uma caminhada até lá,  Uber ou Táxi. E para o Flor Café Museu do Futebol, descer na estacão Clínicas, linha verde e ir de Uber ou Táxi.

Super dica seja antes ou depois de visitar alguma das exposições, aproveite para relaxar e conhecer uma das unidades da cafeteria. Particularmente, gosto muito do Café Flor Pina, indico sentar na parte externa em dia de sol e ficar ali admirando o verde, um local para se inspirar. 

Cafeteria Flor Café PinaPraça da Luz, 2 Estação Luz, SPHorário de FuncionamentoQuarta a Segunda(Terças fechado) das 10h às 17h30Instagram @cafe_pinacoteca
Cafeteria Flor Café Estação PinacotecaLargo General Osório, 66 Bom Retiro, SPHorário de FuncionamentoQuarta a Segunda(Terças fechado) das 10h às 17h30Instagram @cafe_pinaestacao
Cafeteria Flor Café Museu do FutebolEstádio do Pacaembu,Praça Charles MillerHorário de Funcionamento Terça a Sexta das 9h às 18hSábado, Domingo e Feriados das 10h às 18hInstagram @cafe_futebol