Nova certificação garante retomada segura das atividades

Desde o início da pandemia de covid-19, em março, criou-se expectativas e dúvidas sobre a reabertura da economia, já que seria necessária uma série de readequações não só nas medidas de higienização, mas na infraestrutura de comércios, bares, restaurantes, hotéis e outros locais de convívio social, como escolas, universidades, clubes e centros de eventos e exposições. Apesar de diversas regiões brasileiras já estarem na fase verde do plano de retomada da economia, muitas pessoas ainda se encontram em isolamento social por não se sentirem totalmente seguras em retornar às atividades cotidianas.

Assim, com objetivo de auxiliar as organizações a restabelecer a relação de confiança com o seu público, o grupo português APCER — reconhecido mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação independente — passa a disponibilizar no País a marca COVID SAFE para os estabelecimentos que estiverem em conformidade com os protocolos de segurança e saúde na retomada de suas atividades.

O serviço, já aplicado em Portugal, país considerado exemplo no combate à pandemia, é um selo de certificação que considera mais de 300 parâmetros de instalações e infraestrutura, baseados nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Ministério da Saúde, além de legislação específica definida por cada estado e município, no contexto da pandemia da COVID-19.

Segundo Alessandra Costa, CEO da APCER Brasil, a marca COVID SAFE permite mostrar à sociedade a preocupação da organização com seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, por meio do respeito à saúde e segurança de todos. “Neste cenário atual, o momento da retomada passa a ser desafiador e estar preparado é exigência fundamental. Todos têm uma obrigação maior com a questão da higienização e é preciso colocar os novos protocolos em prática. A certificação COVID SAFE reconhece todo o esforço que a instituição teve para garantir a retomada de sua atividade em segurança, reduzindo os riscos e atuando com responsabilidade”, explica Alessandra.

O serviço COVID SAFE é aplicável a negócios de qualquer porte. A certificação também pode ser um ponto positivo na comunicação entre a organização e o seu público. “O serviço funciona como um selo de qualidade. Quando a organização recebe a certificação, ela pode usar a marca COVID SAFE em qualquer ambiente de suas instalações, como porta de entrada, recepção, banheiros e em todas as suas ferramentas de comunicação com o público, como folders e newsletters. Identificar visualmente que aquele local está totalmente adequado às normas exigidas, traz mais segurança e tranquilidade para o desenvolvimento de qualquer tipo de atividade”, esclarece a CEO da APCER Brasil.

O processo de verificação é feito em quatro passos: planejamento da auditoria; auditoria de verificação; análise e aprovação do relatório; e atribuição da marca COVID SAFE e declaração de conformidade. É importante frisar que a APCER realiza a verificação COVID SAFE de forma independente, com a disponibilização de auditores in loco, utilizando uma metodologia rigorosa, que visa criar confiança em tempos de incerteza e em um momento essencial para a retomada.

Sobre a Empresa
A APCER é uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria e educação e formação. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança. Conheça mais sobre os serviços oferecidos em www.apcergroup.com