Você sabe qual é a importância de escolher os parceiros certos na hora de mudar de rota?

*Artigo por Conceiyção Montserrat - CEO da Montserrat Consultoria

Muitas vezes nos deparamos com situações que nos faz abrir novas frentes de negócios ou mudar totalmente a direção e o formato. E como fazer isto, não tendo muito conhecimento da área?

Existem duas formas de condução, selecionando pessoas/ empresários que atuam no setor ou na área desejada. Ou contratar empresas especializadas em gestão de negócios para conduzir sua empresa no formato escolhido. Farei algumas observações que valem muito a pena refletir em sua tomada de decisão.

Sócios ou parceiros

Esta é uma decisão muito delicada, pois envolve a questão humana no relacionamento. Já é muito difícil manter uma parceria ou sociedade quando se conhece muito bem a pessoa, imagine quando não se tem relacionamento ou intimidade com o empresário e trazer para dentro de seu negócio uma proposta totalmente inovadora e desconhecida a você em todos os aspectos.

Quando temos a oportunidade de abrir um novo negócio e para isto precisamos fazer parceria com alguém que já domina o mercado ou o negócio em si, fica muito sensível a questão do ponto de vista dos interesses, pois, o parceiro estará sempre um passo à frente nos negócios e nas tratativas comerciais por já dominar o setor.  Seja no formato de sociedade, parceria ou contratação na prestação de serviços estes detalhes ficam evidentes.

Com o passar do tempo, você consegue entender o negócio e passa a ter uma visão clara das necessidades da empresa, podendo ocorrer um conflito de interesses na expansão do negócio, pois há a possibilidade de ter visões diferentes sobre o mesmo assunto, fazendo com que haja uma disputa de ego sobre os conhecimentos de ambos.

Poucos são os casos em que a parceria se mantém sólida e crescente, mantendo o equilíbrio entre as partes, focando somente o negócio, afinal, a empresa é a “pessoa” mais importante nesta relação comercial.

Por este motivo é importante fazer um planejamento real e ter um apoio jurídico muito forte e competente para agir de forma imparcial na defesa dos interesses da empresa e não dos envolvidos.

A empresa tem um papel de crescimento no mercado e ter alguém que defenda seus interesses é fundamental, neste caso um bom jurídico atende bem estas necessidades.

Empresa de gestão de negócios

Quando se contrata uma empresa especializada em gestão de negócios, todos os detalhes são levados em consideração, desde o perfil do proprietário até o crescimento da empresa dentro do interesse do empresário, quanto ele quer crescer e quais as regiões que terá abrangência.

É feito um planejamento e a empresa contratada passa a fazer a gestão do novo negócio, permitindo que se tenha um olhar profissional e imparcial dentro do negócio focando apenas em seu crescimento de forma sólida e consistente.

Todas as etapas são acompanhadas pelo proprietário, permitindo que ele acompanhe todos os processos, participando de todas as tomadas de decisões baseadas em situações reais de mercado, apresentado todas as opções dentro de um parâmetro de progressão de risco e sucesso. Permitindo que o proprietário tome decisões com o menor impacto possível dentro das variáveis.

Desde o detalhe da criação da marca e sua forma e força dentro do mercado de atuação, criando campanhas e oportunidades até a apresentação de resultados planejados com relatórios e acompanhamentos em situação real através de softwares de acompanhamento de vendas e estoque, todos os detalhes que compõe a administração de sua empresa é oferecido por uma empresa de gestão séria e competente.

Isto permite que o empresário tenha ciência total de cada detalhe de seu negócio sem o risco de conflitos entre as relações pessoais/empresariais. Impedindo que as emoções participem das tomadas de decisões e foque somente no negócio e seu crescimento.

Com o passar do tempo a junção entre proprietário e empresa gestora se torna uma só, abrindo novas frentes para outros negócios através de oportunidades que surgem no decorrer dos trabalhos.

Estes são alguns dos pontos importantes na tomada de decisão ao mudar de rota em seu negócio. Vale a pena consultar um especialista e tirar as dúvidas e tomar a decisão que mais lhe favoreça.

Pense no que é melhor para seu perfil e invista em sua nova rota!

*Conceiyção Montserrat – Atenta as transformações do mercado brasileiro, Conceiyção Montserrat reuniu ao longo da sua carreira em mais de 25 anos (atuando no mercado nacional e internacional à frente de gestão e fomentação de negócios), grandes experiências, pois teve a oportunidade de desenvolver trabalhos nas áreas de gestão de projetos, comunicação, criação e design gráfico, produção audiovisual, marcas e patentes, eventos corporativos, acompanhando as questões jurídicas e gerenciamento de crise nos projetos, vivenciando a oportunidade de trabalhar com profissionais altamente capacitados e atuando junto a empresas com parceiros de larga experiência nas áreas de assessoria de imprensa, planejamento estratégico e conteúdos educacionais .

Sempre desenvolve projetos que valorizam os produtos e serviços acompanhando todos os processos até sua conclusão e resultado planejado. Em sua trajetória profissional, em grandes projetos, sempre aplica um olhar muito atento aos acontecimentos e novidades em geral.

É CEO da Montserrat Consultoria, empresa especializada em gestão e desenvolvimento de negócios.