93% dos homens não consomem as vitaminas necessárias para fertilidade, aponta estudo

Metade dos problemas de infertilidade são masculinos, muitos deles passam despercebidos também porque os homens não querem reconhecer.

A preparação do casal para a gravidez, é tão importante quanto a própria gestação. Ter uma alimentação adequada, hábitos saudáveis e consumir suplementos vitamínicos diariamente é essencial. Vitaminas como zinco, o selênio, o magnésio, e o ácido fólico, são substâncias que atuam no organismo do homem, produzindo espermatozoides de melhor qualidade.

Porém, conforme apontou um estudo recente feito pela Famivita, 57% dos homens que estão tentando engravidar suas parceiras, não sabem que vitaminas e minerais influenciam a qualidade dos espermatozoides. O Distrito Federal é o estado em que os homens têm  mais conhecimento desse fato, com 52% dos participantes. Já no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o percentual cai para 38%. Enquanto o Alagoas é o estado com o menor conhecimento sobre o assunto, com 26% da população.

Além disso, metade dos problemas de infertilidade são masculinos, muitos deles passam despercebidos também porque os homens não querem reconhecer. Uma das diferenças entre esperma fértil e infértil é o nível de radicais livres. Quando ele for alto, as chances de conseguir o positivo são menores. As vitaminas C e E são conhecidas como antioxidantes que reduzem o nível dos radicais livres, e estão presentes no ViriFerti, que contém essas e muitas outras vitaminas e minerais que influenciam a fertilidade masculina.

Ademais, o estudo também constatou que somente 40% dos homens possuem uma alimentação saudável e 93% não tomam suplementos vitamínicos nas tentativas. E conforme foi comprovado pelos pesquisadores da Harvard T.H. A Chan School of Public Health em um estudo sobre fertilidade, ter uma dieta saudável é importante para o casal, e para o homem, ajuda na qualidade do sêmen. Para os homens que não conseguem seguir com uma dieta ou uma vida mais saudável, as vitaminas para fertilidade masculina podem ajudar ainda mais.