A importância do Dia Internacional da Mulher

Hoje, o Dia Internacional da Mulher é uma data não somente de homenagens, mas para ser lembrada como um marco na reivindicação da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres, sem esquecer-se de sua origem nas lutas de mulheres operárias das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

O sentido de uma comemoração como Dia Internacional da Mulher é trazer à luz a memória de uma luta para que as tragédias – como a morte de operárias vítimas de um incêndio criminoso – não se repita.

EXPLICA A MESTRE EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, DALVA APARECIDA GARCIA.

No Brasil, a data é marcada por protestos nas principais cidades, com manifestações em defesa pelos direitos das mulheres e protestos contra a criminalização do aborto e contra o feminicídio, já que o país tem a quinta maior taxa de feminicídio do mundo.

Além disso, a violência contra a mulher, incluindo ameaças, torturas psicológicas, agressões verbais e as violências física e sexual ainda tem números perturbadores. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no último ano, 536 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora no Brasil.

Infelizmente, com o passar do tempo, a data ganhou um aspecto mais comercial, lotando as floriculturas e aumentando o preço do chocolate. Comemorar o Dia Internacional da Mulher vai além de mandar flores e doces. A ideia é conservar, reafirmar e promover conquistas e direitos.

Em um momento em que as estatísticas apontam para o crescimento do feminicídio, em que o conservadorismo se alicerça alimentando concepções que pareciam ultrapassadas, é mais do que preciso fazer com que as vozes femininas ecoem com acordes diversos.

CONCLUI A MESTRE DALVA APARECIDA.

Fonte:UniversidadeS