Crescem as infecções nos ouvidos de cães e gatos. Especialista recomenda prevenção e solução para controle

Coceira excessiva, vermelhidão nas orelhas e movimentos bruscos e contínuos da cabeça podem ser sinais de que cães e gatos estão com inflamação no ouvido. Otites são comuns em pets, principalmente nos cães, mas também podem afetar os gatos. As causas são variadas: fungos, ácaros, bactérias ou, em alguns casos, acabam surgindo em decorrência a processos alérgicos. “Geralmente, as otites representam um problema de saúde secundário a outras doenças, que podem ou não ser de pele. Muitas vezes podemos preveni-la por meio da limpeza periódica dos canais auditivos e procedimentos adicionais”, explica a médica veterinária Patricia Guimarães, responsável pelo departamento técnico de marketing da Syntec do Brasil.

As otites afetam até 20% da população canina e até 6% da felina, representando até 15% dos casos atendidos em clínicas veterinárias pelo Brasil. “A otite externa crônica (OEC) corresponde até 76,7% dos casos de otopatias em cães”, diz a especialista da Syntec. “É muito importante manter as orelhas dos pets sempre higienizadas. Limpa-las ao menos uma vez por semana. Além disso, é preciso enxugá-las bem após o banho, pois a umidade favorece a proliferação de alguns microrganismos. Também é necessária atenção aos sinais que os cães e gatos nos dão. Aos primeiros sintomas, deve-se procurar o veterinário”, destaca Patricia Guimarães.

A otite externa é um problema relativamente simples quando diagnosticada e tratada de forma rápida e correta. Em muitos casos é recomendado o uso de ceruminolíticos, como a solução otológica Auritec, indicada tanto para a higienização semanal quanto para o auxílio ao tratamento das otites, pois dissolve o excesso de cerúmen do conduto auditivo, permitindo uma maior área de contato dos medicamentos utilizados a seguir.

Em casos de infecções em cães, a pomada Cirpo-otic, formulada à base de Cirpofloxacina, Clotrimazol e Betametasona, é indicada para o tratamento da otite externa aguda e crônica, causada por bactérias, fungos e leveduras.

Em conjunto, os dois produtos compõem o Kit Otológico indicado para uso em cães, para limpeza e tratamento de infecções. Para os gatos, recomenda-se apenas o uso de Auritec para a manutenção da higiene auricular.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Mais informações: www.syntec.com.br